IEAD

Cerca de 2500 pessoas participaram do CAPED em Porto Velho.

Aconteceu nos dias 22 e 23 de março de 2024 o Curso de Aperfeiçoamento para Professores da Escola Dominical, no Templo Sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Velho, na rua Pastor Messias Barbosa, 3200, bairro Tiradentes.

O Pastor Presidente da Igreja, Nelson Luchtenberg, abriu o Curso falando de sua criação, citando como referência o ano de 1780 quando Robert Raikes na Inglaterra observou um problema social de meninos nas ruas da cidade de Gloucester, chamou jovens e crianças para no domingo estudar a bíblia, com resultados surpreendentes, principalmente em relação à criminalidade; “hoje, a Escola Bíblica Dominical possui milhões de alunos em todo o mundo”, disse.

No Brasil a EBD teve seu início no ano de1855, no Rio de Janeiro, através dos missionários escoceses Robert e Sara Kalley.

Segundo Pastor Nelson, a Escola Bíblica Dominical sempre enfrentou e enfrenta resistências. Reconheceu que a nossa infraestrutura necessita de melhorias, em especial a construção de salas de aula.

O Pr. César Moisés, do estado do Paraná, ministrou duas matérias: Introdução à Escola Bíblica Dominical e a sua importância no desenvolvimento da Igreja e
A Escola Bíblica Dominical e a sua importância no desenvolvimento da igreja.

De acordo com o Pastor Moisés, a igreja existe em função da sua missão, que é pregar e ensinar a palavra de Deus. Falou sobre a importância de planejar a aula, bem como observar os objetivos, dar sequência aos textos bíblicos da lição, sem sair do assunto. Destacou a importância do professor estudar constantemente a Bíblia e o dever da igreja avaliar sempre quem está ensinando e ministrando a palavra de Deus. “A igreja necessita de aperfeiçoamento contínuo, pois a transformação do entendimento deve ser permanente, uma vez que os desafios são diversos”, afirma.

Pastor Manelito, de Porto Velho, por sua vez, falou sobre o perfil do professor da Escola Bíblica Dominical.

Métodos e Estratégias de Ensino na Escola Bíblica Dominical, com foco na Evangelização, Acolhimento e Discipulado, foi discorrido pelo Ev. Izaías Silva de Porto Velho.

Por sua vez, o Dr. Orestes Muniz, evangelista de Porto Velho, explanou sobre Psicologia Educacional aplicada à Escola Bíblica Dominical.

A Abordagem Pedagógica do Professor na EBD ficou na responsabilidade do Ev. João Belarmino.

Cerca de 2.500 participantes se regozijaram com tanto aprendizado! Alguns descreveram o curso como: conhecimento e poder, amadurecimento, reavivamento, crescimento espiritual, benção de Deus para todos, aperfeiçoamento, aprendizado, fortalecimento espiritual, conhecimento, capacitação, renovo espiritual, excelente, maravilhoso, tudo de bom!

Concluindo, o Pastor Moisés acrescenta que, “diante de tantos desafios que pesam sobre a igreja, é urgente que ela tenha um ativo e robusto programa de educação cristã, representado pela Escola Bíblica Dominical”.

Texto: Jêile Schwambach
Foto: Franciele

Author picture

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha melhor experiência em nosso site.